Qualidade e Tecnologia a Serviço do Meio Ambiente

RESÍDUOS TECNOLÓGICOS


Manufatura Reversa é um projeto que oferece soluções que promovem o ciclo completo de SUSTENTABILIDADE de produtos manufaturados, considerado "Resíduos Tecnológicos", principalmente os eletro-eletrônicos.

Os produtos após completar o seu ciclo de vida não são descartados totalmente, passam por um processo de desmontagem, descaracterização e reaproveitamento das partes recicláveis de forma a reduzir seu impacto ambiental.

Os equipamentos obsoletos, fora de uso ou defeituosos constituem materiais que podem ser reaproveitados e reintegrados no processo produtivo, mas para que isso ocorra de forma eficiente, são necessários os processos de transformação dos equipamentos em matéria-prima, que é designado de "manufatura reversa".

O projeto ainda prevê a prevenção da poluição do solo e corpos d'água, preservação da saúde pública, desenvolvimento econômico e social, além de evitar que estes produtos se destinem ao mercado negro e prejudique a "marca" e cause uma exposição negativa dos fabricantes.