Uso não sustentável dos recursos naturais.
19 de fevereiro de 2018
Remediação Para Áreas Contaminadas.
6 de março de 2018

Ciclos do Nitrogênio.

Esse ciclo de nitrogênio e considerado um ciclo biogeoquímico, onde consegue garantir que esse elemento circule pelos seres vivos e pelo ambiente. O nitrogênio é encontrado na forma de N2 na atmosfera e torna-se o principal componente do ar, onde corresponde a cerca de 80% de sua composição. Apesar de sai grande disponibilidade, poucas espécies são capazes de utilizá-los dessa forma, sendo essa uma capacidade atribuída a alguns tipos de bactérias e cianobactérias.
Capturar o N2 é essencial para garantir que esse elemento consiga completar seu ciclo entre os componentes vivos e físico-químico do planeta. Podemos afirmar que nos componentes vivos o nitrogênio é fundamental, pois faz parte da constituição de proteínas e ácidos nucleicos.
As etapas dos ciclos do nitrogênio do processo de fixação podem ser:
• A fixação física que ocorre quando faíscas elétricas ou relâmpagos entram em contato com o nitrogênio.
• A fixação industrial é realizada em fabricas.
• A fixação biológica por sua vez é a fixação do nitrogênio por micro-organismos, sendo essa a forma mais comum de fixação.
Caso o nitrogênio siga o caminho de devolução para a atmosfera, diz-se que ocorre um processo de desnitrificação, o qual é realizado pelas bactérias desnitrificantes.