Destino do lixo industrial e lixo doméstico
22 de janeiro de 2019
SEGURANÇA HIDRICA
20 de março de 2019

O dia do Engenheiro Ambiental é comemorado em 31 de janeiro.
Esse profissional é formado em engenharia ambiental, que em algumas faculdades pode ser chamada também de engenharia de recursos hídricos e do meio ambiente, engenharia sanitária ou engenharia ambiental sanitária.
Muitos profissionais de engenharia ambiental atuam no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).
Na área industrial, o engenheiro pode atuar na adequação da empresa às normas, na gestão dos recursos naturais e no descarte de resíduos.
É função do engenheiro realizar estudos de impacto para avaliar em que grau uma atividade econômica está degradando o ambiente.
Com base nessa análise, o profissional propõe mudanças na produção, visando à minimização dos impactos negativos na natureza.
Em uma indústria, por exemplo, o engenheiro ambiental atua planejando e direcionando práticas que tornem a produção mais eficiente e menos poluente. O desafio é manter e aumentar os lucros, preservando a natureza.
Os que trabalham em órgãos de fiscalização orientam a prática das indústrias e empresas no que se refere à emissão de gases, ao descarte de resíduos e à qualidade da água, do solo e do ar.
Os engenheiros que atuam diretamente na iniciativa privada têm a função de adequar a produção à legislação ambiental.
Também é função do engenheiro ambiental atuar no projeto, construção e operação de sistemas de abastecimento e tratamento de água para a população, assim como no sistema de transporte e tratamento do lixo doméstico e de resíduos industriais. Além disso, esse profissional se faz presente na execução de obras de drenagem.
O engenheiro ambiental é responsável por emitir laudos e pareceres técnicos, identificando os riscos e os impactos da obra para o meio ambiente do entorno. O objetivo é prevenir a degradação ambiental, impedindo intervenções que poluam a água, o solo ou o ar.
Nos diversos postos de trabalho que pode ocupar, o engenheiro ambiental atua identificando e realizando o manejo de problemas ambientais.
A análise e a intervenção de engenheiros ambientais podem corrigir os impactos, retirar elementos poluentes e recuperar a vida do local.